Além de tudo que representou a tarde vitoriosa do Inter no Gre-Nal 429, há um marco histórico para o clube com relação às vitórias em sequência no Campeonato Brasileiro. Afinal, o feito obtido pelo time de Abel Braga iguala o recorde do clube no campeonato, logrado há 43 anos.
Somente um time do Inter havia conseguido, até então, oito vitórias seguidas no Brasileirão, e sequer foi campeão ao final do campeonato. Em 1978, a equipe colorada terminou no terceiro lugar após ser eliminada pelo Palmeiras, que faria a final contra o Guarani na ocasião.
O time-base do Inter de 1978 naquela sequência Brasileirão tinha Gasperin; Hermes, Beliato, João Carlos e Vanderlei Luxemburgo; Caçapava, Falcão e Jair; Valdomiro, Bill e Chico Spina. O técnico era Cláudio Duarte.
Passadas mais de quatro décadas, o Inter da temporada 2020 já deixa marcado seu nome na história colorada. O 2 a 1 sobre o Grêmio também representou o oitavo triunfo consecutivo para o time de Abel Braga, e a série pode aumentar no próximo domingo, quando haverá o enfrentamento contra o Bragantino. Uma nova vitória representará um recorde único para o clube no Brasileirão.
A estrutura de equipe mais escalada por Abel Braga nesta sequência de vitórias tem Marcelo Lomba; Rodinei, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenílson e Praxedes; Caio Vidal, Yuri Alberto e Patrick.
Dá pra comparar a qualidade das duas escalações? Como seria um Mano a Mano entre os times do Inter, separados por quatro décadas? O certo é que a história mostra o quão grandioso tem sido o momento atual do Colorado dentro do Campeonato Brasileiro.
Sequência do Inter no Brasileirão 1978
- 2x1 Londrina
- 3x0 Goytacaz
- 1x0 Goiás
- 1x0 Santos
- 3x0 Botafogo-PB
- 2x1 Botafogo-SP
- 1x0 Santa Cruz
- 2x1 Santa Cruz
Sequência do Inter no Brasileirão 2020
- 2x1 Botafogo
- 2x0 Palmeiras
- 2x1 Bahia
- 2x0 Ceará
- 1x0 Goiás
- 4x2 Fortaleza
- 5x1 São Paulo
- 2x1 Grêmio