Por mais que seja recente, o distanciamento temporal da conquista do Grêmio em 2017 vai mostrando o grande valor que ela tem. O tricampeonato da Libertadores, conquistado na Argentina, é uma façanha tão grande que o retrospecto histórico da competição mostra que apenas um clube brasileiro conseguiu levantar a taça da principal competição da América do Sul em pleno solo argentino.
O famoso Santos, de Pelé, Coutinho, Zito e outros, todos comandados por Lula, empilhou títulos no ano de 1963. Foi campeão da Taça Brasil, da Libertadores e também do Mundial, tudo na mesma temporada. Pois a conquista da América aconteceu em dois duelos contra o Boca Juniors. O Peixe venceu por 3 a 2, no Maracanã, e por 2 a 1, na Bombonera, para fazer a festa.
De lá pra cá, apenas o Grêmio conseguiu repetir o feito do Santos, de 1963, sendo campeão da Libertadores na Argentina. Depois de largar em vantagem, com vitória de 1 a 0, na Arena, o Tricolor voltou a vencer o Lanús por 2 a 1, desta vez na província de Buenos Aires, confirmando o tri da América.
Em outras oportunidades, clubes brasileiros tentaram o título da Libertadores na Argentina, mas não tiveram êxito. Em 1974, por exemplo, o São Paulo tinha a vantagem de 2 a 1 diante do Independiente. No entanto, na partida de volta, perdeu por 2 a 0 em Buenos Aires, forçando o jogo de desempate. Os argentinos venceram novamente e ficaram com a taça.
Dois anos depois, em 1976, foi a vez do Cruzeiro. Aplicou goleada de 4 a 1 sobre o River Plate, no Mineirão, mas foi derrotado por 2 a 1 em Buenos Aires. Na terceira partida, em campo neutro, a Raposa sagrou-se campeã, mas fora da Argentina. O próprio Grêmio sofreu com isso em 1984. Foi derrotado no Olímpico pelo Independiente por 1 a 0. O empate sem gols na Argentina deixou o título da Libertadores para o adversário.
Pra completar e valorizar ainda mais o feito gremista, além de Santos e Grêmio, somente uma vez um clube argentino perdeu o título da Libertadores em sua casa. Foi em 1979, quando o Olimpia, do Paraguai, segurou um empate sem gols com o Boca Juniors, na Bombonera, e confirmou a conquista. Não existe outro registro em cerca de 60 anos de competição sul-americana.
Vezes em que um clube argentino perdeu a Libertadores em casa
1963
- Santos 3x2 Boca Juniors - Maracanã
- Boca Juniors 1x2 Santos - Bombonera
1979
- Olimpia 2x0 Boca Juniors - Defensores del Chaco
- Boca Juniors 0x0 Olimpia - Bombonera
2017
- Grêmio 1x0 Lanús - Arena
- Lanús 1x2 Grêmio - La Fortaleza