Chegou a hora de retransmitir o terceiro título da Libertadores conquistado pelo Grêmio em 2017. A Rádio Gaúcha transmite as duas finais contra o Lanús, em Porto Alegre e na Argentina, enquanto GaúchaZH relembra histórias da campanha vitoriosa do grupo de Renato Portaluppi. As histórias são muitas e, apesar do fato ser recente, algumas delas podem estar distorcidas. A série de mitos e verdades volta três anos no tempo para revelar os curiosos assuntos que envolveram o tri da América do Tricolor.
Nos duelos decisivos contra o Lanús, o Grêmio largou em vantagem com vitória por 1 a 0, na Arena. No jogo da volta, na Argentina, venceu mais uma vez, desta vez por 2 a 1, para conquistar a Libertadores. Confira algumas histórias daquele mês de novembro de 2017, que ficará pra sempre na memória do torcedor gremista.
Áudio "Nós vamos acabar com o planeta" foi feito em 2017
É mito. Apesar do lema ter contaminado, no bom sentido, todos os gremistas a partir da classificação diante do Barcelona de Guayaquil, nas semifinais da Libertadores, o áudio havia sido gravado um ano antes. Na primeira final da Copa do Brasil de 2016, após a vitória por 3 a 1 diante do Atlétco-MG, um torcedor se gravou exaltando os gols marcados por Pedro Rocha e falando a famosa frase "nós vamos acabar com o planeta". A expressão se popularizou com memes e fotos nas redes sociais, e chegou a ser usada pelos próprios perfis oficiais do Grêmio.
Michel Teló fez show na Arena antes de Grêmio x Lanús
É verdade. A primeira final da Libertadores contou com um show do cantor sertanejo Michel Teló, que é torcedor gremista. Tudo fez parte da cerimônia promovida pela Conmebol para o primeiro duelo entre Grêmio e Lanús. Querência Amada e Ai Se Eu Te Pego fizeram parte do repertório do artista na oportunidade.
Grêmio teve que trocar de hotel na Argentina por conta de um atentado
Isso é mentira. Realmente o Grêmio teve de trocar o hotel de sua concentração na Argentina antes do jogo decisivo contra o Lanús, mas não foi por conta de um atentado. O que houve foi uma explosão na caldeira do hotel Intercontinental, o que afetou alguns serviços do estabelecimento. Por precaução, a delegação tricolor migrou para o Sheraton Buenos Aires.
Renato "decretou" feriado em Porto Alegre depois do título
Isso aconteceu mesmo. Na coletiva de imprensa na Argentina, após a conquista do tri da Libertadores, Renato Portaluppi pegou o microfone e "decretou"feriado em Porto Alegre por conta do título do Grêmio. "Gostaria que alguém acordasse o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan. Desculpe, prefeito, sei que o senhor é autoridade, mas eu, Renato Portaluppi, estou declarando amanhã feriado em Porto Alegre. Eu tenho certeza que o prefeito vai atender a este nosso pedido, porque o mundo todo está falando de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, onde tem um grande clube campeão do mundo e tricampeão da América", declarou Renato. Marchezan não atendeu ao pedido, mas isto não diminui a festa na capital gaúcha com a chegada da delegação tricolor.
Grêmio foi o primeiro brasileiro campeão da Libertadores na Argentina
Não cai nessa que é mito, o que não minimiza o grande feito do Grêmio. Com a conquista na Argentina, o Tricolor foi o segundo clube brasileiro a fazer festa no país vizinho. O primeiro foi o Santos, de Pelé, lá em 1963, quando desbancou o Boca Juniors em plena Bombonera. Ou seja, o feito foi repetido 54 anos depois.
Renato pediu o hino do Grêmio como música no Fantástico
No domingo posterior ao título do Grêmio, Renato Portaluppi foi convidado para participar do programa Fantástico, da Rede Globo. Entrevistado por Tadeu Schmidt, Renato interagiu com os famosos cavalinhos e foi provocado a pedir uma música pelos três títulos de Libertadores conquistado pelo clube e também por ser o primeiro brasileiro a ser campeão do torneio como jogador e como técnico. Ele não teve dúvida: escolheu o hino do Grêmio.