![Marco Favero / Agencia RBS Marco Favero / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25216465.jpg?w=700)
O regulamento da Copa do Brasil é claro: os oito classificados às quartas de final serão submetidos a um sorteio, com todos no mesmo pote e sem restrições de cruzamentos. Como Grêmio e Inter obtiveram acesso à esta etapa, é possível que tenhamos Gre-Nal.
Além do sorteio de confrontos, os mandos também serão definidos aleatoriamente para sabermos quem vai decidir em casa. Até agora, Inter, Grêmio e Bahia são os classificados. Restam ainda cinco definições (Flamengo x Corinthians, Palmeiras x Sampaio Corrêa, Cruzeiro x Fluminense, Athletico-PR x Fortaleza e Santos x Atlético-MG).
Recorrendo à análise combinatória, no mundo das probabilidades, e fixando-se principalmente nesta pergunta: qual a chance do Grêmio enfrentar o Inter nas quartas de final da Copa do Brasil? A resposta é uma em sete, ou seja, 14,28%. Obviamente, caso as bolinhas da dupla não sejam tiradas durante o sorteio, a possibilidade de termos clássico cresce.
A cerimônia ainda não tem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A tendência é que ocorra no dia 7 de junho, um dia depois da definição do último classificado às quartas de final. É importante dizer que o sorteio também confirma o chaveamento até a final do torneio.
*Colaborou Jean Moraes, professor de matemática da UFRGS