O Inter nem precisou utilizar 40% de seu potencial futebolístico para bater o Paysandu por 1 a 0, no Mangueirão, com o primeiro gol de Paolo Guerrero fora do Beira-Rio, e avançar às quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Colorado já havia vencido por 3 a 1.
Agora, a equipe de Odair Hellmann aguardará pelo novo sorteio da CBF (que deverá ocorrer no próximo dia 7), a fim de conhecer quem será o seu adversário na fase seguinte do torneio - que será disputada nos dias 10 e 17 de julho.
Além da vaga, o Inter amealhou mais R$ 3,1 milhões de premiação, que se somam aos R$ 2,5 milhões recebidos pela presença nas oitavas. No domingo, o Inter volta ao Brasileirão, quando receberá um dos integrantes do Z-4, o Avaí, penúltimo colocado, no Beira-Rio.
Paolo Guerrero abriu o jogo marcando um golaço. Logo aos três minutos. O VAR, porém, anulou o gol, acusando impedimento de Nico López por um ombro de diferença. Zero a zero à parte, o Inter seguiu melhor em campo. Com um 3 a 1 contra, e em crise após a demissão do técnico Léo Condé, ao Paysandu não restou muita coisa a não ser buscar um jogo de desespero - o que leva a ataques um tanto descoordenados e a alguma faltas mais duras.
Dono da posse de bola, o Inter tratava de trocar passes e aguardar pacientemente uma brecha no sistema defensivo paraense. mas como o Paysandu queria ao menos não perder em casa, em frente a sua torcida, a fim de evitar um agravamento de crise, se fechava como podia. Na defesa, os colorados não corriam risco algum. O Inter avançava e desperdiçava boas chances de gol.
Com o gol anulado, com o Inter podendo até perder o jogo e seguir adiante na Copa do Brasil, e, assim, administrando como bem entendia a partida, além de marcar bem, impedindo o Paysandu de se acercar da área de Marcelo Lomba, o primeiro tempo do Mangueirão foi um dos jogos mais monótonos da temporada.
Aos poucos, as limitações técnicas de um adversário da Série C, mais o campo pesado e ambiente úmido de Belém, pareciam contaminar o Inter também. Aos 47 minutos, um sopro de qualidade e uma péssima conclusão. Uendel encontrou Guerrero, entre a marca do pênalti e a pequena área - com o goleiro já estatelado no chão - e... mandou a bola na arquibancada. O apito final do árbitro soou como um alívio ao pragmático primeiro tempo colorado.
Na segunda etapa, sem mudanças na equipe, o Inter voltou para tentar ao menos a vitória. Porém, foi o Paysandu quem retornou mais animado. Marcando a saída de bola colorada, os donos da casa passaram a rondar a área de Lomba com maior assiduidade. Aos sete minutos, um bombardeio paraense em cima de Lomba. Primeiro, Nicolas cabeceou alto, e o goleiro do Inter voou para tirar quase dentro do gol. Na sequência, Rangel bateu em curva e Lomba pegou de novo.
O Inter respondeu com Nico López, mas o uruguaio que não marca desde a chegada de Paolo Guerrero, bateu em cima do goleiro Mota. Aos 15 minutos, Sarrafiore entrou no lugar de Nico. Dois minutos depois, Bruno Oliveira foi expulso, por falta em Parede, e duplo cartão amarelo.
Satisfeito com a vaga via empate, nem mesmo o fato de ter um jogador a mais em campo, fez com que o Inter pressionasse. Os colorados até deram alguma insistida, obrigando Mota a duas boas defesas. Até que, aos 40 minutos, Sarrafiore encontrou Guerrero na área. O peruano girou e colocou a bola no ângulo, para vencer o jogo e sacramentar a vaga do Inter às quartas de final da Copa do Brasil.
COPA DO BRASIL — OITAVAS DE FINAL (VOLTA) — 29/5/2019
PAYSANDU 0
Mota; Bruno Oliveira (A)(V), Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Caíque Oliveira (A), Thiago Primão (Leandro Lima, 29'/2°), Tiago Luis (Marcos Antônio, 21'/2°), Vinícius Leite; Paulo Rangel (Pimentinha, 23'/2°) e Nicolas. Técnico: Leandro Niehues.
INTER 1
Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Cuesta e Uendel (Bruno, 31'/2°); Rodrigo Lindoso, Edenilson, Nonato (A), Parede (D'Alessandro, 26'/2°); Nico López (A)(Sarrafiore, 15'/2°) e Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.
GOLS: Guerrero (I), aos 40min do segundo tempo.
RENDA E PÚBLICO: não divulgados.
ARBITRAGEM: Marcelo Aparecido de Souza (PB), auxiliado por Anderson José de Moraes (SP) e Daniel Paulo Zioli (SP). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira.
LOCAL: Estádio Mangueirão, Belém (PA).
PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
DOMINGO, 2/6, 19h
INTER X AVAÍ