No dia 22 de novembro do ano passado, o Grêmio vencia o Lanús em uma Arena lotada para abrir caminho rumo ao tri da América. O jogo foi duro, e o gol da vitória por 1 a 0 só saiu quase aos 40 minutos do segundo tempo. Passe de cabeça de Jael e gol de Cícero, ambos colocados em campo por Renato Portaluppi na etapa final.
A vantagem foi suficiente para dar tranquilidade ao Grêmio no jogo da volta, em La Fortaleza. O time voltou a vencer, desta vez por 2 a 1, para sagrar-se campeão da Libertadores pela terceira vez na história.
Foram mais de 55 mil pessoas que festejaram na Arena naquele dia, há exatamente um ano. Não quebrou o recorde de público do estádio, que permanece registrado na final da Copa do Brasil de 2016.
Ficha do jogo
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kanneman e Cortez; Jailson (Cícero, 26'/2º) e Arthur; Ramiro, Luan e Fernandinho (Everton, 11'/2º); Lucas Barrios (Jael, 28'/2º). Técnico: Renato Portaluppi
LANÚS: Andrada; Gómez, Guerreño, Braghieri e Velásquez (Aguirre, 33'/2º); Marcone, Martínez e Paschini; Silva, Sand e Acosta. Técnico: Jorge Almirón
Gol: Cícero (G), a 37 minutos do segundo tempo
Renda: R$ 6.526.427,00
Público: 55.188 (51.256 pagantes)
Local: Arena do Grêmio