O debate de poupar ou não os titulares por conta do concorrido calendário do futebol brasileiro já está maçante. O caso é bastante visível no Campeonato Brasileiro. Algumas equipes preferem poupar seus melhores jogadores nesta competição, que é mais longa, para buscar bons rendimentos nos torneios eliminatórios como a Libertadores e a Copa do Brasil.
O interessante é que, por enquanto, nenhum time que poupou sua equipe titular no Brasileirão venceu. Foram quatro casos até agora em cinco rodadas disputadas. O Grêmio, por exemplo, foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Os reservas do Cruzeiro seguraram um empate sem gols diante do Inter no Beira-Rio.
Além disso, o Corinthians apenas empatou no Itaquerão com o Ceará em 1 a 1. Já na última rodada, o Flamengo preservou quase todo seu time titular e foi derrotado pela Chapecoense, em Chapecó, por 3 a 2, conhecendo assim sua primeria derrota no campeonato.
Renato Portaluppi ainda não definiu se vai com força máxima para o enfrentamento diante do Paraná no domingo. O jogo está marcado para as 16h no Durival Britto. O caso é que o Grêmio encerra sua participação na fase de grupos da Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Defensor, na Arena.
Relação de jogos em que o time titular foi poupado:
- Botafogo 2x1 Grêmio (3ª rodada)
- Inter 0x0 Cruzeiro (3ª rodada)
- Corinthians 1x1 Ceará (4ª rodada)
- Chapecoense 3x2 Flamengo (5ª rodada)