Este é o terceiro episódio da quarta temporada do podcast Potter Entrevista. A pergunta é: "Deus existe?". E o convidado que vai responder esta questão é Leandro Karnal. Ele é ateu. Convicto? Sim. Mas ele não quer conquistar ninguém para o seu lado. Quer ouvir, sempre se apoiando no que já se tem certeza. Sempre aceitando que nem tudo é explicável.
– Se eu entendo que há coisas inexplicáveis, eu abro espaço para que a ciência cresça. E não "tudo que eu não sei explicar é Deus". Isso é perigoso para o religioso porque se Deus é o espaço do não explicado, cada vez que a ciência avança Deus diminui – afirma.
Karnal explica a diferença entre o ateu, o cético e o agnóstico. Diz que a religião conforta as pessoas porque traz um sentido moral e um código de conduta para nossas ações. Um propósito. A religião é sedutora.
O bate-papo é leve, cheio de delicadeza e ótimo humor. Karnal conta histórias, algumas íntimas, e relembra de uma quase queda de avião na África – afirma que nem ali algo divino apareceu na sua vida, com turbina pegando fogo e tudo.
Karnal fala de crenças, questiona se a fé cura doenças como câncer, lembra de João de Deus e muito mais. Ouça. Ficou muito legal. De verdade.
Esta é quarta temporada do podcast Potter Entrevista. Saímos um pouco da política para um assunto que todos já refletimos pelo menos uma vez na vida: Deus existe? O Potter Entrevista segue a toada de ouvir muito mais do que falar. Nesta temporada, o entrevistado terá a liberdade de caminho a seguir – ora religiosa, ora filosófica, ora transcendental, etc...
Potter Entrevista é uma série de podcasts que promete ouvir pessoas que pensam diferente, completamente diferente. Cada temporada terá um assunto. A ideia do podcast é perguntas curtas, respostas complexas, grandes e, talvez, grandiosas.