Começamos a quarta temporada do podcast Potter Entrevista. Saímos um pouco da política para um assunto que todos já refletimos pelo menos uma vez na vida: Deus existe? O Potter Entrevista segue a toada de ouvir muito mais do que falar. Nesta temporada, o entrevistado terá a liberdade de caminho a seguir – ora religiosa, ora filosófica, ora transcendental, etc...
No episódio de estreia, chamamos mais uma vez David Coimbra. Por quê? Porque David pode responder se Deus existe.
– Eu gosto de uma sentença que tem na Bíblia que diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. Isso está em Gênesis, primeiro capítulo da Bíblia. Só que é ao contrário, na verdade: o que acontece é que o homem cria Deus à sua imagem e semelhança, de acordo com as culturas, com os povos, com suas tradições – explica.
"Deus existe?" é uma das mais complexas questões para muitos. E para responder, David optou pelo viés histórico.
– Se a gente for ver hoje, a humanidade está num estágio muito melhor do que sempre esteve: com mais direitos humanos, respeito às pessoas, respeito às diferenças, com mais segurança, com menos guerras até, por incrível que pareça, pelo menos no ocidente. Tudo isto se deve de certa forma à filosofia cristã, que diz que todos os homens são iguais, que tem que amar o próximo como a ti mesmo.
A guinada no papo se dá quando o autor do premiado Hoje Eu Venci o Câncer fala sobre a doença. Deus apareceu ali? Deus ajuda? Deus se comunica? E David? Recebeu imagens, luzes, silêncio? Enfim, o jornalista se abre para um dos assuntos mais apaixonantes.
Deus existe? Ouça o caminho que David trilha, siga-o. Tem uma história de vida, tem histórias de outras vidas, relatos históricos, tem alma.
Ouça para refutar. Ou para gostar e espalhar. Mas ouça.
Potter Entrevista é uma série de podcasts que promete ouvir pessoas que pensam diferente, completamente diferente. Cada temporada terá um assunto. A ideia do podcast é perguntas curtas, respostas complexas, grandes e, talvez, grandiosas.