Luiz Felipe Pondé é filósofo. E ateu. Mas que tipo de ateísmo? A resposta é maravilhosa, como várias frases desse papo. A conversa visita filosofia, religião, histórias e, claro, Deus. Que entidade é essa? Como a moral se encaixa nisso tudo? Quando o fanatismo aparece? Por que há um certo desdenhar dos ateus?
– Conheço um monte de ateus que são umas antas. O que é um ateu anta, toupeira? É um ateu orgulhoso de ser ateu – afirma.
Pondé é um homem de fala mansa e cheio de sacadas espertas. Foi professor de "Filosofia da religião". Escute sendo ateu ou o mais fervoroso religioso. Tem coisa boa e verdadeira aqui.
– As pessoas acreditam em divindades antes de tudo por uma questão de adaptação biológica, histórica, evolucionária, e que funciona na maior parte dos casos porque a vida é foda.
"Deus existe?" é uma das mais complexas questões para muitos. O papo com Pondé foi sereno e agradável. E você precisa ouvir.
Esta é a quarta temporada do podcast Potter Entrevista. Saímos um pouco da política para um assunto que todos já refletimos pelo menos uma vez na vida: Deus existe? O Potter Entrevista segue a toada de ouvir muito mais do que falar. Para responder a pergunta da temporada, o entrevistado terá a liberdade de caminho a seguir – ora religiosa, ora filosófica, ora transcendental, etc...
Potter Entrevista é uma série de podcasts que promete ouvir pessoas que pensam diferente, completamente diferente. Cada temporada terá um assunto. A ideia do podcast é perguntas curtas, respostas complexas, grandes e, talvez, grandiosas.