No primeiro tempo, o Grêmio fez uma atuação segura na noite de domingo (16) em Caxias do Sul. O técnico Renato Portaluppi fez um aposta ousada em iniciar com Zinho na frente no lugar de Carballo, recuando Bitello.
O Santos começou a levar mais perigo, após a entrada de Soteldo no lugar de Lucas Barbosa, lesionado. O gol marcado por João Pedro fez justiça no marcador antes do intervalo.
Na volta, Renato foi obrigado a fazer duas trocas. Thomas Luciano e Darlan entraram nos lugares de João Pedro e Villasanti. Preocupação para a segunda rodada contra o Cruzeiro.
Luis Suárez teve a chance de ouro para matar o jogo. Mas o camisa 9 isolou e perdeu mais uma penalidade. O terceiro até agora no Tricolor. O Peixe cresceu na partida. Adriel salvou o Grêmio quando foi exigido. A equipe gremista soube sofrer. Aguentou a pressão.
Vale ressaltar a atuação de Bruno Alves. Kannemann, extenuado, foi a imagem da vitória. Na volta ao convívio com os maiores clubes do Brasil, foi muito importante largar com três pontos na conta.