Uma confusão entre torcedores de Grêmio e de Santos foi registrada durante a estreia dos dois times no Brasileirão 2023. Durante jogo realizado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a Brigada Militar teve de intervir no intervalo da partida e ao menos seis torcedores do Santos e um do Grêmio foram fichados no Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio.
Segundo relato do repórter Douglas Demoliner, da Rádio Gaúcha, antes do início da partida já havia ocorrido um princípio de confusão que foi contido pelos policiais nas arquibancadas do estádio. No entanto, os torcedores seguiram se provocando ao longo do primeiro tempo.
No intervalo, porém, torcedores do Santos invadiram a área da torcida do Grêmio, o que ocasionou a intervenção da Brigada Militar. Os policiais fizeram os santistas recuarem ao seu setor do estádio, contendo os ânimos no local.
Punição do STJD
O Grêmio teve de mandar sua estreia no Brasileirão no Alfredo Jaconi em função de uma punição sofrida por confusão de seus torcedores na Arena durante jogo contra o Cruzeiro, em agosto do ano passado, pela Série B.
O Tricolor ainda terá de disputar outros três jogos em seu estádio sem a arquibancada norte (setor geral) neste Brasileirão. A interdição do setor ocorrerá diante de Bragantino, Fortaleza e Inter. O clássico Gre-Nal será válido pela sétima rodada do campeonato.