Como não poderia deixar de ser, na ordem de prioridades, a ficha número um do Grêmio é a conquista do hexa na Copa do Brasil sobre o Palmeiras e, por consequência, a garantia da vaga na fase de grupos da Libertadores. Mas o título só começa a ser definido a partir do dia 28, após o término do Brasileirão. No mundo ideal, seria importante já deixar garantida a entrada direta na competição sul-americana, sem precisar jogar dois mata-matas eliminatórios na prévia.
No sorteio realizado nesta sexta-feira (5) pela Conmebol, os times do Brasil, que entram na segunda fase preliminar, já conhecem os adversários que terão pela frente. Quem ficar na melhor posição na tabela de classificação encara o Ayacucho, do Peru. Passando pelos peruanos, adversário na terceira fase será o vencedor do duelo entre uma equipe chilena e o Independiente Del Valle, do Equador.
Já o time do Brasil que ficar com a última vaga, pega o Deportivo Lara, da Venezuela. Passando terá na fase três uma pedreira: o time que seguir entre o San Lorenzo, da Argentina ou outro clube do Chile. No primeiro momento, vamos combinar que Ayacucho e Deportivo Lara são adversários de pouca expressão na América.
O único problema é que os jogos de volta seriam realizados na casa dos adversários. Sempre é um risco. E pelo novo regulamento, quem for eliminado, não leva mais uma vaga na Copa Sul-Americana. Por tudo isso, os quatro jogos restantes para o time de Renato Portaluppi no Brasileirão serão importantes para encaixar o time pensando na decisão contra o Palmeiras, mas também interessam para melhorar a posição na tabela e garantir um lugar entre os brasileiros que chegam diretamente na etapa de grupos da Libertadores. Caso contrário, o caminho até lá é longo e desgastante, tendo em vista o calendário apertado da temporada de 2021.