Em sorteio realizado nesta sexta-feira (5), na sede da Conmebol, no Paraguai, foram conhecidos os cruzamentos das etapas preliminares da Libertadores 2021.
Ainda que não tenham sido definidos os dois brasileiros que disputarão a segunda fase da competição continental, a cerimônia apontou o caminho que deverá ser trilhado por ambos. Indicados como "Brasil 7" e "Brasil 8", os times nacionais terão como futuros adversários: Ayacucho-PER e Deportivo Lara-VEN.
Sete vagas são destinadas originalmente ao Brasil. Porém, como o Palmeiras conquistou a última edição do torneio, na semana passada, uma nova vaga foi aberta via Brasileirão. Pela atual classificação, por exemplo, Fluminense e Grêmio — em quinto e sétimo lugares, respectivamente —, ingressariam na etapa anterior à fase de grupos.
O Tricolor, no entanto, pode garantir vaga direta se for o campeão da Copa do Brasil. Desta forma, o oitavo colocado (que hoje é o Corinthians), herdaria uma passagem à segunda fase dos mata-matas. O mesmo ocorrerá se os palmeirenses derrotarem o Grêmio na decisão e acabarem entre os sete primeiros. Neste caso, uma vaga direta extra se abre no Brasileirão.
Assim como o Brasil, Chile e Uruguai ainda não definiram seus classificados. Os jogos de ida e volta da primeira fase da Libertadores estão programados para ocorrer entre 16 e 25 de fevereiro. A segunda etapa, com a participação dos brasileiros, será disputada entre 2 e 11 de março. Depois disso, as equipes ainda terão de fazer um último confronto, entre 16 de março e 8 de abril, para alcançarem a fase de grupos.
Até agora, o Inter, que lidera o Brasileirão, é o único clube que alcançou a classificação matemática via campeonato nacional. O sorteio das chaves será realizado apenas no dia 14 de abril.
Confira os cruzamentos da fase preliminar da Libertadores
Primeira fase
- Jogo 1: Uruguai 4 x Universidad Católica-CHI
- Jogo 2: Universidad César Vallejo-PER x Caracas-VEN
- Jogo 3: Royal Pari-BOL x Guaraní-PAR
Segunda fase
- Jogo 4: vencedor do Jogo 1 x Libertad-PAR
- Jogo 5: Brasil 7 x Ayacucho-PER
- Jogo 6: Uruguai 3 x Bolívar-BOL
- Jogo 7: Chile 3 x San Lorenzo-ARG
- Jogo 8: Brasil 8 x Deportivo Lara-VEN
- Jogo 9: vencedor do Jogo 2 x Junior de Barranquilla-COL
- Jogo 10: Chile 4 x Independiente Del Valle-EQU
- Jogo 11: vencedor do Jogo 3 x Atlético Nacional de Medellín-COL