Olhando o cenário do futebol brasileiro atual, comparando os desempenhos das equipes no tumultuado ano de 2020, ainda não é possível afirmar, com clareza, quem será o grande time da temporada. Até agora, os principais postulantes aos títulos tem oscilado bastante. Alternam bons e maus momentos. Mas é possível afirmar que o Grêmio está em franca ascensão.
O Flamengo vive um período de instabilidade. Acabou eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores. Não deu certo a aposta em Domenèc Torrent e o trabalho de Rogério Ceni ainda está começando. Com certeza, é o grupo que tem o maior potencial para voltar a jogar um grande futebol. Mas ainda não está conseguindo. Se engrenar, vira favorito para levar o Brasileirão.
Comandado por Fernando Diniz, o São Paulo mostra crescimento depois de um período de turbulência. Vale lembrar que foi barrado do Paulistão pelo Mirassol e caiu Libertadores na fase de grupos. Depois fracassou na Sul-Americana. No Brasileirão, assumiu a liderança aproveitando para pontuar nos jogos atrasados. O duelo contra o Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil será um baita teste para os dois.
O Palmeiras, com a demissão de Vanderlei Luxemburgo e a chegada do português Abel Ferreira também mostra crescimento no desempenho. Assim como o Tricolor, permanece vivo em três competições. Também terá que encarar uma maratona pesada de jogos. Todo mundo reconhece que o grupo de jogadores do Verdão é muito qualificado. Faltava ao time um maior força ofensiva.
Após a saída de Eduardo Coudet, o Inter desandou. A liderança do Brasileirão foi perdida. A briga pelo título ficou mais distante. Ficou pelo caminho na Copa do Brasil, parando no América-MG. Abel Braga ainda não teve tempo suficiente para buscar uma retomada. Além de melhorar o desempenho, precisa se recuperar no psicológico. E o Atlético-MG, com dedicação exclusiva ao Brasileirão, não tem tirado proveito. O time de Jorge Sampaoli demonstra instabilidade. Mas tem bala para levar o título nacional.
Na coletiva após a vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, Renato Portaluppi apontou que Grêmio está jogando o melhor futebol do Brasil no momento. É evidente a retomada do desempenho com posse de bola, criação de jogadas e o ímpeto pelo gol. Jean Pyerre é o avalista do novo momento, dividindo o protagonismo com Pepê. Outras peças da equipe voltaram a ter um desempenho melhor. Cito Diego Souza como exemplo. Ainda é cedo para comparar com o próprio Tricolor, que conquistou títulos em temporadas passadas. O importante é que a confiança está de volta. Na fórmula ideal, o Grêmio está conseguindo aliar o desempenho ao resultado.