O Cies é um centro de pesquisa do Esporte sediado em Neuchâtel, na Suíça. Um dos seus braços se dedica exclusivamente ao futebol e produz relatórios mensais sobre o jogo. O mais recente aponta os jogadores mais criativos do mundo. Foram elaborados dois rankings, um dos jogadores das cinco principais ligas europeias e outro de 60 campeonatos ao redor do mundo.
Nas top 5, o líder é Colin Palmer, do Chelsea. Nas demais, claro, o primeiro colocado é Messi. Para os colorados, a notícia é a presença de Alan Patrick, na 27ª posição.
O meia do Inter atingiu índice de 82,4 numa escala de 100. Messi, para você ter ideia, bateu em 98,2. O índice foi construído a partir das estatísticas de assistências, passes para chances claras de gol, passes que antecedem a assistências e passes que quebrem linhas de marcação.
Alan Patrick, entre os brasileiros, foi o terceiro colocado. Matheus Savio, do Kashiwa Reysol, ficou em sétimo, e Matheus Pereira, do Cruzeiro, foi o 17º.
Bruno Tabata, recém chegado ao Inter, apareceu em 36º. Os três, mais Biel, ex-Grêmio e atualmente no Bahia, são os únicos em atividade no Brasileirão no ranking de 50 nomes.