O Grêmio está trazendo do Zenit um volante que ainda não tem em seu grupo. Du Queiróz, 24 anos e 1m71cm, dará para Renato uma característica de intensidade e um jogo vertical e agressivo. Entre todos os volantes disponíveis, talvez Villasanti tenha um perfil mais parecido ao de Du Queiroz. Pelo menos daquele volante que surgiu com força no Corinthians no segundo semestre de 2021, lançado por Sylvinho. Aliás, sua estreia como profissional foi em um jogo contra o Athletico-PR, substituindo Fagner na lateral-direita, o que diz muito sobre suas características.
Du tem como estilo a marcação forte, com roubada de bola e saída em velocidade. Não é um jogador com o arremate de fora da área como característica. A partir da chegada do técnico Vítor Pereira, passou a entrar mais na área para arrematar. Assim, seus gols começaram a surgir mais pelo Corinthians. No Zenit, ele fez apenas 16 jogos na temporada 2023/2024. O último deles no dia 9 de dezembro, contra o Nizhny, pela Premier League da Rússia. Ao todo, esteve em campo 617 minutos.
Na metade janeiro, ele embarcou com o Zenit para a intertemporada nos Emirados. O clube conta com uma legião de brasileiros, que aumentou com as chegadas de Nino, ex-Fluminense, Artur, ex-Palmeiras, e Pedro, 18 anos, ex-Corinthians. Eles se juntaram a Claudinho, Rodrigão, Douglas Santos, Wendel e Mantuan. Até dezembro, ainda havia Robert Renan, atualmente no Inter.
Com a iminente chegada de Du Queiroz, Renato poderá mudar a característica do time. Sairá a busca por um jogo de controle e toques rápidos, a partir dos estilos de nomes como Pepê, Carballo e Cristaldo, para uma ideia mais vertical. Na verdade, essa era uma virada de chave necessária ao time. Até então, o Grêmio buscava uma forma de jogar, tendo a bola, para a qual carecia de mais jogadores. Como Renato ainda espera mais um extrema, o modelo de 2024 parece ganhar forma.