O Grêmio encaminhou o empréstimo do volante Du Queiroz junto ao Zenit, da Rússia. O jogador de 24 anos chegará na próxima semana a Porto Alegre para realização de exames médicos e assinatura do vínculo de um ano, com opção de compra por 6 milhões de euros (aproximadamente R$ 32 milhões). A diretoria gremista e o staff do jogador confirmam as negociações e aguardam detalhes para o desfecho.
Du Queiroz é polivalente. Além de volante, também pode atuar como lateral-direito e ponta. Ele estreou no time profissional do Corinthians em 2021. Na metade do ano passado foi vendido ao Zenit junto com Gustavo Mantuan. A negociação fez parte da compra do atacante Yuri Alberto pela equipe paulista. Por lá, disputou 16 partidas e marcou um gol, porém não se adaptou ao futebol russo.
Ao fechar com Du Queiroz, na pauta desde o início de janeiro, o Grêmio supera a concorrência do Vasco, que também tentava contratar o jogador nesta janela de transferências. Os cariocas, porém, esbarraram em um contexto político.
A Gazprom, empresa pilar da economia russa e dona do Zenit, faz parte de uma das listas de empresas sancionadas pelo governo dos Estados Unidos, que proíbe negociações com pessoas físicas ou jurídicas norte-americanas, como a 777 Partners (SAF do Vasco) sob possibilidade de processos criminais.