Após anunciar Dodi, ex-Santos, o Grêmio mira mais um meio-campista para reforçar o elenco para 2024. Trata-se de Du Queiroz, 24 anos, formado no Corinthians e atualmente no Zenit-RUS. O clube gaúcho tem interesse em contratá-lo por empréstimo. Segundo o ge.globo, o Tricolor teria procurado assessores do jogador e oferecido um contrato.
Caso a negociação seja concretizada, o time de Renato Portaluppi agrega mais um atleta a um setor que sofreu com ausências em 2023. No último ano, Pepê se lesionou e jogou 32 das 64 partidas disputadas. Já Villasanti e Carballo foram seguidamente convocados para as seleções paraguaia e uruguaia, respectivamente. Os dirigentes do Tricolor não escondem a necessidade da contratação de um volante no mercado, e Du Queiroz se transforma em uma possibilidade.
O meio-campista surgiu no time profissional do Corinthians em 2021. Na metade do ano passado foi vendido ao Zenit junto com Gustavo Mantuan. A negociação fez parte da compra do atacante Yuri Alberto pela equipe paulista.
Pelo time russo, disputou 16 partidas e balançou a rede uma vez. Logo que chegou, alternou momentos como titular e reserva. Em novembro ficou no banco em todos os jogos e sequer entrou em campo. Na última partida do Zenit, em 9 de dezembro, disputou os 90 minutos da vitória por 1 a 0 sobre o Nizhny Novgorod.
O volante ainda não se adaptou ao futebol russo. O Zenit estaria disposto a emprestar o jogador para outro clube. O vínculo com o time russo vai até junho de 2028.
Du Queiroz passou por todas as categorias de base do Corinthians e fez sua estreia no elenco profissional em 2021, na vitória da equipe paulista por 1 a 0 sobre o Athletico, na Arena da Baixada. À época, recebeu elogios de Sylvinho, então técnico corintiano, que o escalou na lateral direita.
– Encontramos um atleta potente, com centro de gravidade baixo, que tem boa sustentação, boa técnica. É oriundo do meio de campo, mas mostrou muita tranquilidade na função – analisou.
Polivalente
Os melhores momentos do meio-campista foram em 2022, quando disputou 66 jogos, sendo 54 como titular. Mesmo com a saída de Sylvinho e a chegada do português Vitor Pereira, Du continuou sendo um dos pilares da equipe, apesar das oscilações.
– Teve altos e baixos normais. Em um período, foi fundamental para o time. Sua ausência era reclamada pela torcida. Em determinado momento, caiu de produção. É um jogador voluntarioso, chega bem na frente – explica Rodrigo Vessoni, jornalista do portal Meu Timão.
A polivalência do jogador pode ajudar Renato durante a temporada. Além de atuar como volante, pode ser lateral-direito e também “falso ponta”, como foi Ramiro na conquista da Libertadores de 2017, como afirma Rodrigo Coutinho, analista tático dos canais Sportv.
– Acho que é um meio-campista baseado na mobilidade. Não é um jogador de passe tão qualificado, cerebral ou de articulação. Ele é aquele perfil mais físico, de ocupar um espaço grande do campo. Ele se encaixa bem em outras funções, como a de falso ponta, podemos dizer assim, ou de lateral-direito.
Além dos dois reforços já confirmados (Dodi e Soteldo), e a contratação de Marchesín encaminhada, os dirigentes do Grêmio buscam um lateral-esquerdo, um volante e atacantes de velocidade e de área.