A falta de opções no elenco do Grêmio não foi o que decretou a derrota para o Caxias. Todos nós sabíamos que o Tricolor precisava de reforços. Além de encorpar o meio-campo, por conta dos desfalques no meio do ano com a não paralisação do Brasileirão na Copa América, o Grêmio precisa, no mínimo, de um centroavante, um extrema pela direita e um lateral-esquerdo que dispute posição com o Reinaldo.
Porém, isso era sabido desde o final da temporada passada. O resultado de sábado (20) não passou por isso. Tanto é que os primeiros 30 minutos de jogo são de imensa superioridade do Grêmio. O zagueiro Gustavo Martins deu duas cabeceadas para o gol do Caxias — uma delas resultou no único gol gremista.
O ponto é: não existe pré-temporada de nove dias. É cruel com os jogadores. Ainda mais contra um time como o Caxias que treinou por sete semanas e disputou quatro jogos-treino.
Quando os clubes se reúnem com a CBF e não se impõem pra organizar o calendário, eles têm que aceitar e não podem reclamar. É difícil fazer uma análise clara em cima disso.
Vou ser repetitivo: não existe pré-temporada de nove dias!
Colaborou: Leonardo Bender