Miguel Ángel Ramírez está levando para a Carolina do Norte o volante que o Inter monitorou no começo da temporada. Jordy Alcívar, 22 anos, teve a venda confirmada pela LDU para o Charlotte, seu novo time e o mais novo clube da MLS. A estreia da equipe está marcada para a temporada 2022, mas desde já Ramírez trabalha na montagem do grupo e na formatação do novo time.
Alcívar já havia sido indicado por Ramírez ao Inter, por ter o perfil de camisa 5 que organiza a equipe e pensa o jogo. Figura da seleção equatoriana campeã sub-20 no Chile, em 2019, o volante nunca teve espaço na seleção principal, embora fosse um dos destaques da LDU.
Aliás, a negociação envolvendo Alcívar mostra um pouco da organização e da forma como a MLS funciona e busca o equilíbrio entre seus, agora, 30 clubes. O Charlotte precisou pagar US$ 100 mil ao Cincinatti F.C. para ficar com o volante. Isso porque o Cincinatti tinha a "prioridade de descoberta" de Alcívar. Esse valor será transferido da quantia que o Charlotte tem do General Alocation Money, que vem a ser o dinheiro disponível para os clubes usarem em salários que ultrapassem o teto estabelecido. Essa quantia é repassada anualmente pela MLS.
O grupo do Charlotte começou a ser montado antes mesmo da chegada do técnico espanhol, com o zagueiro alemão Christian Fuchs, campeão inglês pelo Leicester. Com dinheiro disponível nas franquias, que estão além de seu orçamento com salários.
Os valores são repassados anualmente pela MLS, o meia espanhol Sergio Ruiz e o atacante australiano Riley McGree eram os nomes mais vistosos de um pacote de contratações. Antes de fechar com Alcívar, Ramírez havia indicado Alan Franco, do Atlético-MG e lançado por ele no Del Valle. Em setembro, o zagueiro uruguaio Corujo, 25 anos, foi contratado.
O Charlotte segue no mercado, mas sabe que a última contratação virá ao melhor estilo norte-americano de fazer entretenimento e marketing. A MGM, que é uma das patrocinadoras do clube, produzirá, em parceria com a MLS, um reality show com jogadores jovens de várias partes do mundo e dará ao vencedor a chance de integrar o grupo de Ramírez nesta sua primeira temporada.
O diretor executivo do Charlotte, Zoran Krneta, é quem se encarregará de selecionar os participantes do reality show. A produção prevê que os candidatos participem dos treinos do time. Krneta integrará o quadro de juízes, que terá também o dono do clube, o milionário Nick Kelly, e ex-astros do futebol, cujos nomes não foram revelados. A MGM indicou para produzir o reality show o mesmo executivo responsável por programas de sucesso como Survivor e The Voice.