O Grêmio marcou para esta semana a primeira reunião para renovação de contrato com o goleiro Brenno. O encontro foi marcado dias antes da estreia dele. Em conversa com a coluna, o agente do jogador, Rogério Braun, acredita que o clube atenderá às expectativas financeiras. Não passa por isso o centro das conversas. O que Braun e Brenno querem conhecer é o projeto de carreira que será apresentado.
Chegou, mesmo, a hora do paulista de Sorocaba trazido para a Arena aos 16 anos? Será dada a oportunidade para alguém feito em casa de dar seguimento à dinastia iniciada lá atrás, por Danrlei, e que teve nomes como Gallatto e Grohe? Ou passa pela cabeça da direção buscar um goleiro mais experimentado, capaz de entregar a Renato a segurança que Paulo Victor, Julio César e Vanderlei não proporcionaram?
Brenno é a bola da vez no Grêmio. O projeto da direção de apostar firme na base abriu caminho para que ele e Adriel sejam melhores observados. Em conversas reservadas, o presidente Romildo Bolzan Júnior mostra convicção em alçar um dos guris para ser o goleiro titular. Um nome mais rodado só viria em caso de saída de Paulo Victor ou Vanderlei. Ou dos dois. A ideia é ter os guris e um jogador mais experimentado, na faixa dos 27, 28 anos, para o caso de uma emergência.
Brenno fez em uma semana mais jogos do que nos primeiros três anos como profissional. Mostrou credenciais contra o Esportivo, em um cabeceio de Daniel Cruz, fez duas boas defesas contra o Ayacucho, mas se afirmou mesmo na sexta-feira (19). Foram três intervenções de alta dificuldade contra o Aimoré e a certeza de que, neste começo de 2021, a hora é dele.
Brenno era o quarto goleiro até o final do Brasileirão. Em junho, o Boavista tentou levá-lo por empréstimo. Ele seguiria, assim, a mesma trajetória de Léo Jardim, que saiu quase sem jogar do Grêmio para o Rio Ave e, de lá, para o Lille. O Grêmio recusou a oferta. Quem assumiu as luvas no Boavista foi Léo Jardim, que tem se destacado mais uma vez na Liga Portuguesa.
Por esse começo de 2021, a trajetória de Brenno parece que terá um caminho diferente dos seus antecessores que subiram da base para o profissional.