Os treinos com distanciamento, em grupos reduzidos e escalonados prosseguirão para Grêmio e Inter. E isso está longe de ser pouco. A ameaça de que eles fossem interrompidos a partir da classificação como bandeira vermelha em Porto Alegre e Região Metropolitana colocaria por água abaixo o investimento da Dupla – e do São José – para criar protocolos sanitários rígidos. São assim, descobrimos todos, os tempos de pandemia. O passo adiante, mesmo que pequeno, dado ali atrás pode virar poeira com dois ou três de recuo forçado pelo avanço do vírus.
Por isso, pode ser considerada uma vitória o alinhamento entre governo do Estado e prefeitura para a liberação dos treinos em clubes de futebol e sociais, como a Sogipa e o União. Mesmo que ela ocorra numa velocidade diferente daquela imaginada pela Dupla, cujo pleito na semana passada era de evoluir para os trabalhos coletivos. Vai fazer bem para Grêmio e Inter seguir mesmo que em pequenos grupos. O trabalho físico dos jogadores ajudará na sanidade mental dos clubes como um todo. É como se o coração deles estivesse funcionando enquanto os demais órgãos estão em compasso de espera e ligados a aparelhos.
Parece até ironia, mas talvez esse seja o momento em que Grêmio e Inter mais necessitam dos seus torcedores, do apoio deles. O dinheiro, principalmente no Beira-Rio, sumiu. Hoje, o quadro social e os patrocínios fechados para 2020 são as únicas fontes de receitas. No começo da próxima semana, com o adiantamento de pouco menos de R$ 7 milhões vindos da CBF, o salário de maio de jogadores e comissão técnica será quitado. A folha de junho já se apresenta como um desafio a ser vencido.
O clube já fez uso da PL 936, que permite corte de 25% nos vencimentos e negociou com o grupo o pagamento em 2021 de dois meses dos valores referentes a contratos de imagem. As soluções, me disse um dirigente, precisam ser tomadas mês a mês. Não há receita sem jogos nem milagre a ser feito. Por isso, a simples manutenção dos treinos físicos precisa ser comemorada, sim. Porque, sem eles, o cenário seria ainda pior.