A Itália teve no domingo (3) seu dia menos espinhoso desde 10 de março na luta contra o coronavírus, com 171 mortes. Nesta segunda-feira, o país inicia o relaxamento de sua quarentena. Entre as liberações, está a volta dos treinos dos clubes de futebol.
Será nos mesmos moldes do que começarão a fazer Grêmio e Inter a partir de terça-feira. O que nos faz discutir se por aqui, onde ainda não encaramos o pico da pandemia, não estamos dando um passo apressado na retomada do futebol.
Os jogadores trabalharão de forma individualizada e realizarão apenas trabalhos físicos e ao ar livre. No país europeu, os treinos coletivos estão marcados para começar somente no dia 18 de maio. No entanto, ainda não há previsão de retomada do Campeonato Italiano, paralisado desde 9 de março, a 12 rodadas do fim.
Na Espanha, outro país extremamente castigado pela pandemia, os clubes ensaiam sua retomada. O Real Madrid começa hoje a trabalhar. O técnico Zidane se reunirá com dirigentes e médicos do clube para organizar a volta ao trabalho, criando protocolos para o novo dia a dia do seu milionário grupo. A Uefa determinou o dia 25 de maio como prazo para que os países da Europa decidam se completarão seus torneios no campo.