A Uefa fez "uma forte recomendação" para que os campeonatos nacionais, suspensos desde março devido à pandemia do coronavírus, sejam concluídos. A entidade realizou uma teleconferência com as 55 federações-membro nesta terça-feira (21), onde apresentou alternativas a respeito do calendário. Uma nova reunião deve ocorrer na quinta-feira (23), quando novidades sobre o tema serão anunciadas.
"Uma variedade de opções sobre o calendário" foi apresentada às federações, completou a Uefa, sem apontar as datas para um eventual reinício das competições.
"Foi feita uma forte recomendação para que sejam concluídas as competições nacionais, mas alguns casos especiais serão estudados, após as linhas diretrizes relacionadas à participação nas competições europeias para os campeonatos cancelados serem definidas", completou a entidade.
A Uefa poderia estar se referindo ao Campeonato Belga, que no início de abril cogitou a possibilidade de ser cancelado, uma medida que a entidade europeia classificou de "prematura" e não justificada", em carta enviada às federações, ligas e aos clubes.
Nesta mensagem, escrita em conjunto com a Associação Europeia de Clubes (ECA) e com a Associação de Ligas Europeias (European Leagues), o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou ter "confiança" na volta do futebol "nos próximos meses".
Alemanha
A maior parte dos países europeus está organizando a volta das competições com portões fechados, sem torcida nos estádios. A Liga Alemã de Futebol (DFL) se reunirá nesta quinta-feira (23) para debater o tema e aguarda a aprovação do governo para voltar a disputar seus campeonatos nacionais a partir de 9 de maio.
Itália
A Federação Italiana se pronunciou na última sexta-feira (17) para retomar a Serie A "em final de maio ou início de junho", insistindo na importância econômica da volta aos campos.
Para Ceferin, "existem opções que permitem recomeçar as copas e campeonatos e concluí-los".
"Talvez tenhamos que jogar sem espectadores, mas o mais importante é, para mim, jogar as partidas", declarou na segunda-feira (20) o mandatário em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.
A Uefa continuará sua agenda de reuniões nesta quarta-feira com a ECA e a Associação de Ligas Europeias.