Uma equipe de médicos da Itália está trabalhando para criar um protocolo que permita recomeçar os treinamentos dos clubes de futebol a partir do dia 4 de maio, um dia depois do término do decreto de isolamento social vigente no país. As informações são do jornal Gazzetta dello Sport.
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (15), que contou, além da comissão médica, com a participação de dirigentes da Federação Italiana de Futebol e especialistas, o objetivo era planejar um cenário que garanta a segurança de todos os envolvidos na prática do esporte. Após o reinício dos treinos, o restante dos campeonatos seria jogado sem a presença de público e em poucas localidades.
Entre as medidas necessárias para o retorno está a testagem de todos os membros das equipes antes da concentração. Os exames (de 72h e 96h antes do início das atividades) incluem o teste molecular rápido e o teste sorológico, além de uma análise clínica, que envolveria a medição da temperatura corporal e coleta de sangue. Para facilitar a questão logística, o recomeço ocorreria primeiro na Série A, sendo seguida posteriormente pela séries B e C.
— Para retomar o futebol em segurança, é fundamental nesta fase executar as melhores procedências possíveis para recomeçar a atividade quando o país voltar. Trabalhamos sem pressa, mas sem descanso para estarmos prontos quando as instituições liberarem — declarou o presidente da Federação Italiana de Futebol Gabriele Gravina.