A temporada 2019/2020 do NBB está paralisada, por prazo indeterminado, por conta da pandemia do coronavírus, desde o dia 16 de março. A Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza a competição já havia definido também que a fase regular está encerrada e que o torneio seguirá direto para os playoffs, assim que as autoridades de saúde autorizarem.
Sem uma previsão de volta e impossibilitados de treinar os clubes brasileiros enfrentam grandes dificuldades financeiras e a primeira vítima deste quadro é um dos mais tradicionais times do país, o Bauru Basket.
Campeão do NBB na temporada 2016-17, Brasileiro de 2002, da Liga Sul-Americana de 2014, da Liga das Américas de 2015 e dono de três campeonatos paulistas, o clube comunicou à direção da LNB que não seguirá na disputa, quando ela for retomada.
— Todos estão passando por um momento muito difícil tanto do ponto de vista de saúde quanto financeiro. Diante deste cenário, optamos por adotar uma condução proativa, ponderada e responsável. Assim, o Bauru Basket decide, já alinhado com a direção da LNB, com o elenco e comissão técnica, em não mais aguardar a sequência do NBB —explica o presidente André Goda.
Segundo o dirigente, a decisão do afastamento da equipe da atual temporada busca cumprir todos os compromissos já estabelecidos para o ciclo 2019/2020 e foi tomada de maneira extremamente cautelosa.
— Na velocidade em que as coisas estão indo, o melhor a se fazer agora é nos preservamos e nos planejarmos para o futuro em segurança e com equilíbrio financeiro — afirma Goda.
O movimento da equipe do interior paulista foi elogiado pela diretoria da Liga Nacional de Basquete.
— Precisamos parabenizar Bauru pela responsabilidade com os parceiros e com a cidade, além da honestidade com todos os clubes do NBB, por tomar uma decisão tão difícil como essa. Mais do que tentar buscar soluções para a continuação desta temporada, todos nós já estamos tentando antever os desafios que teremos para o próximo campeonato. Nesse sentido, a diretoria do Bauru Basket tem total direito de trabalhar pelo futuro da equipe —avaliou o ex-jogador da seleção brasileira, Nilo Guimarães, atual presidente interino da LNB.
Na fase classificatória do NBB, Bauru ficou na 12ª colocação de deveria enfrentar o Mogi das Cruzes-SP nas oitavas de final. A Liga não informou se indicará um substituto, no caso o Uberlândia-MG, que foi o 13º na primeira fase ou se Mogi ficará com a vaga nas quartas de final e enfrentará o Minas Tênis Clube, um dos quatro melhores do torneio.