A imagem acima é daquelas preciosidades que contam a história do futebol e, por isso, precisam ser muito bem guardadas. Meu amigo e colega jornalista Ernani Campello nos presentou com o registro, em sua conta no Twitter, do time do Cruzeiro antes de vencer o Figueras, há exatos 60 anos.
A partida foi pelo torneio Salvador Vilarrasa, na Espanha. Era a segunda excursão do clube à Europa. O Figueras jogou reforçado com um quarteto de ouro que atuava no país: Evaristo de Macedo (agachado, no centro, na época no Barça), Vavá (agachado, à direita, do Atlético de Madrid), Joel (em pé, no centro, do Valencia) e Didi (em pé, à direita, do Real).
Desses quatro, só Evaristo de Macedo não havia sido campeão mundial com o Brasil em 1958, na Suécia. Como já defendia o Barcelona, e a Espanha não havia se classificado para a Copa, não conseguiu liberação — os jogos do campeonato nacional foram disputados no mesmo período. O Cruzeiro venceu o jogo, mas no dia seguinte, perdeu a final para o Espanyol. Porém, fez história, que registramos aqui, 60 anos depois.