O futuro do Campeonato Gaúcho será definido apenas na próxima semana. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, agendou uma reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, para terça-feira (5), às 16h. No encontro, o dirigente vai apresentar um protocolo de medidas elaborado pela entidade para garantir a saúde dos profissionais envolvidos nos jogos. Caberá ao governo liberar ou não a retomada do Estadual.
Em uma transmissão nas redes sociais na tarde desta quinta (30), Leite explicou como será o modelo de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul a partir de maio, no combate à pandemia de coronavírus. O governador, no entanto, não apresentou detalhes sobre a volta dos jogos de futebol. Declarou apenas que a FGF ficou de enviar um protocolo sobre as medidas de saúde que serão adotadas.
— O nosso protocolo está pronto. O governador convocou (uma reunião) para o dia 5 de maio, em princípio por videoconferência — disse Hocsman à reportagem de GaúchaZH.
Após analisar as medidas da FGF, o governo do Estado vai definir quando e de que forma o Campeonato Gaúcho poderá ser retomado. O certo é que, em qualquer cenário, as partidas ocorrerão com portões fechados. Além disso, haverá várias restrições em relação à quantidade de pessoas envolvidas com a partida.
Na quarta-feira (6), às 15h, haverá uma reunião online entre a direção da FGF e os 12 clubes que disputarão o Gauchão. A conversa estava marcada inicialmente para esta sexta-feira (1º), mas foi adiada por conta da reunião com Eduardo Leite. Nos bastidores, os dirigentes acreditam na possibilidade de retomada da competição entre o final de maio e o início de junho.