Iarley está de volta aos gramados. Por uma causa nobre, é bom que se diga. Um dos heróis do Inter na conquista do Mundial de Clubes de 2006, o atacante topou o convite para jogar pelo Sete de Setembro, de Arroio do Meio. Estreará no domingo, em casa, contra o Independente, de Cruzeiro do Sul, pela última rodada da fase classificatória da 19ª Copa Certel Sicredi da Aslivata (Associação de Ligas do Vale do Taquari).
A Aslivata é um modelo de organização. Não à toa conseguiu algo raro no Brasil: vendeu o naming rights da competição não para uma empresa, mas para duas. Iarley é a grande atração. Não cobrou pela transferência, como fazem os jogadores. Só aceitou o convite com uma condição: seu cachê, de R$ 1 mil por jogo, será doado na forma de cestas básicas para uma entidade assistencial que ajuda, a Valentes e Davi, no Beco do Buda, no bairro Restinga.
O Sete de Setembro, conta o técnico e diretor Elton Lorscheiter, o Pantera, pretende cobrar, além dos R$ 5 de ingresso, um quilo de alimento não-perecível. O estádio do clube pode receber cerca de 2 mil pessoas. A estreia de Iarley deixou Arroio do Meio e região em polvorosa. O campeão mundial é o presente que o clube se deu pelos 86 anos de vida, completados, claro, no último dia 7. Tanto é que Iarley usará a camisa 86 do time e autografará uma do Inter com o mesmo número, que será sorteada ao final da partida. Que é decisiva. Se vencer, o Sete pode acabar em primeiro lugar na geral e decidir em Arroio do Meio os mata-matas.
A coluna conversou com Iarley sobre a repentina volta aos gramados. Aos 44 anos, o ex-atacante diz que retornará por uma causa social. Mas desde a aposentadoria, em 2014, no Ferroviário-CE, nunca deixou de bater uma bolinha. No ano passado, disputou a Série Prata, de Futsal, e costuma disputar duas ou três peladas semanais no Futsete. O futebol ajuda a manter a forma e complementa as sessões de musculação diárias. “Depois de tanto tempo como atleta, o corpo pede exercício”, conta Iarley.
Esta será sua primeira experiência no futebol de campo desde que deixou os gramados. No dia a dia como coordenador das categorias de base e professor no projeto Aprimorar do Inter, costuma até completar o time. Sua ideia é atuar em todos os jogos do seu novo time na fase decisiva da Aslivata. O Sete de Setembro está a nove jogos do seu primeiro título. Por isso, Arroio do Meio está fervendo com a chegada do seu campeão mundial.