A Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio foi fundamental para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Parcialmente destruída na enchente de maio de 2024, a estrutura cruza o Rio Forqueta, a poucos metros do encontro com o Rio Taquari. Inaugurada em 1939, a travessia rodoviária substituiu o serviço da barca da família Käfer.
As obras da ponte, formada por dois vãos de 50 metros, começaram em 1927. Arroio do Meio pertencia ainda a Lajeado. A estrutura metálica veio da Alemanha. Comprada no governo de Borges de Medeiros no Estado, chegou durante a administração de Getúlio Vargas.
No final de 1929, ficaram paralisados os trabalhos em andamento de terraplenagem, construção dos encontros e do pilar central devido à falta de recursos da prefeitura de Lajeado. A grande estrutura de ferro permaneceu parada ao lado do rio. Durante sete anos, a comunidade apelou ao governo do Estado para a conclusão da obra. Nesse período, em 1934, Arroio do Meio conseguiu a emancipação.
O governador Daltro Filho, que assumiu o cargo em outubro de 1937, deu a ordem para a obra de conclusão da Ponte de Ferro. Sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trabalho custou 410 contos de réis, além das despesas já realizadas no final da década de 1920. O empreiteiro contratado foi João Batista Linhares.
As pedras de arenito do pilar central e das cabeceiras foram extraídas na pedreira da localidade de Forqueta Baixa, propriedade de Mathias Gräff. O jornalista Deolí Gräff conta que vários moradores de Arroio do Meio ajudaram na obra da ponte.
Em 16 de julho de 1939, a comunidade comemorou a inauguração da ponte que viraria cartão-portal da região. Após abrir a Exposição do Milho de Lajeado, o governador Oswaldo Cordeiro de Farias, interventor federal no Rio Grande do Sul, inaugurou a travessia sobre o Rio Forqueta. Com a comitiva, cruzou a Ponte de Ferro. Em Arroio do Meio, a comunidade ofereceu um churrasco aos convidados.
Na cerimônia de inauguração, o promotor público Paulo de Bem Veiga disse que a nova estrutura assegurava "o trânsito permanente e o transporte fácil da produção dos municípios de Arroio do Meio, Encantado, Guaporé e Soledade para os mercados de consumo, o que, sem dúvida, virá intensificar ainda mais o comércio e a indústria desta vasta zona".
De acordo com o livro Arroio do Meio: entre rios e povos (Editora Univates), a Ponte de Ferro estava em condições precárias e passou por reforma em 1981. Outras obras de melhorias ocorreram em 1991, 1994, 2006 e 2011.
A enchente de 2024 derrubou um vão da Ponte de Ferro, que resistira às outras grandes cheias dos rios Forqueta e Taquari. Em rápida mobilização da comunidade, ocorre a reconstrução. A estrutura continuará liberada apenas aos veículos leves. Outra ponte de concreto, que era a principal ligação entre Lajeado e Arroio do Meio, também foi destruída pela enchente.
Além de rápida ligação entre as duas cidades, o coordenador do Museu Público Municipal de Arroio do Meio, professor Sergio Nunes Lopes, lembra que a Ponte de Ferro está na memória afetiva dos moradores do Vale do Taquari. Muitos noivos escolhem o local para cenário de fotos antes do casamento.
Em um período normal, a altura do rio até a ponte é de 22 metros. O local é ponto de prática de rapel e pêndulo.