Imagens da antiga Ponte de Ferro sobre o Rio Forqueta, que ligava os municípios de Arroio do Meio e Lajeado, sendo arrastada pela água, mostram o tamanho da destruição no Vale do Taquari. Para reestabelecer a conexão, a construtora Lyall assumiu a construção de uma passagem provisória, que deve ficar pronta até a próxima segunda-feira (12), segundo afirmou o diretor da empresa responsável pela obra, Roberto Lucchese.
— Como estou construindo naquela cidade (Lajeado) e estou, de certa forma, ganhando dinheiro ali, preciso retribuir. Então, a gente (construtora Lyall) acabou investindo na faixa de um milhão e duzentos em compra de material. Muitas empresas também estão doando o material, doando os serviços. Estimamos hoje, com a prefeitura, investimento na faixa de dois milhões de reais nesse intervalo de quinze dias, que vai se dar até o final da construção — disse ele em entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (4).
Lucchese classifica que essa será uma solução paliativa, já que a passagem não irá comportar caminhões e o trânsito irá operar em um sentido por vez. Ele explica ainda que a construtora assumiu os trabalhos para solucionar a conexão entre os municípios em razão da demora na conclusão de outras pontes. A construção, localizada na RS-130, já foi licitada pelo Governo do Estado e deve demorar, pelo menos, 180 dias, e uma ponte do Exército Brasileiro precisa de cerca de 90 dias para conclusão.
— Na verdade, essa ligação Lajeado a Arroio do Meio é muito mais que uma ligação entre essas duas cidades. Lajeado, capital do Vale do Taquari, conecta mais ou menos 300 mil pessoas que não conseguem, nesse momento, atravessar de carro até o município e, obviamente, também para Porto Alegre — explica.