O Viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre, está completando 50 anos. Concebido no conjunto de obras da Primeira Perimetral, facilitou a ligação do Centro Histórico com Menino Deus e outros bairros da Zona Sul. A construção fica ao lado da Ponte de Pedra, cartão-postal da cidade.
Em menos de um ano de obras, o prefeito Thompson Flores conseguiu entregar o quinto viaduto da cidade. O projeto foi do arquiteto Enio Wurdig, da secretaria de Obras e Viação. Com início em 3 de janeiro de 1973, a construção mobilizou 200 operários. O trabalho no canteiro de obras era de 12 horas diárias, todos os dias, sem interrupção em sábados e domingos. Em 1º de outubro, depois de 10 meses de obras, o trânsito foi liberado na elevada.
A inauguração ocorreu em 5 de novembro de 1973. Além do viaduto, a prefeitura entregou um parque de seis hectares, o Largo dos Açorianos, com lago e reforma da Ponte de Pedra.
Em 1938, o urbanista Arnaldo Gladosch, contratado para elaborar Plano Diretor para Porto Alegre, apresentou a proposta da Primeira Perimetral, que contorna o Centro Histórico. A obra foi contratada apenas em 1966, após aprovação do Plano Diretor pela Câmara Municipal cinco anos antes. O Viaduto dos Açorianos fica no cruzamento das avenidas Loureiro da Silva e Borges de Medeiros. A obra foi inaugurada um ano depois do Túnel da Conceição. A Primeira Perimetral é formada por Avenida Loureiro da Silva, Rua Luiz Englert, Avenida Paulo Gama, Rua da Conceição, Avenida Mauá e Avenida Presidente João Goulart.
Em 22 de agosto de 2019, uma revitalização do Largo dos Açorianos foi entregue aos porto-alegrenses. Com destaque para a recuperação da Ponte de Pedra, a obra demorou três anos, dois a mais que a previsão inicial.
Ponte de Pedra
A Ponte de Pedra é do período após a Revolução Farroupilha. Por ordem do presidente da província, Luiz Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, foi construída entre 1846 e 1848. A obra substituiu a velha ponte de madeira sobre o Riacho (Arroio Dilúvio), que desaguava no Guaíba às margens da Rua Washington Luiz antes da canalização na Avenida Ipiranga.
Para nossa sorte, a Ponte de Pedra foi preservada mesmo quando ficou sem uso a partir da década de 1940. Com a construção do espelho d´água no Largo dos Açorianos, virou atração turística. Os pedestres podem caminhar sobre uma das construções mais antigas do Rio Grande do Sul.