Uma mala com doações enviadas às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul trouxe algo que chamou a atenção de uma equipe de voluntários. A bolsa, vermelha, continha fotos e lembranças que pertenciam a um homem identificado como Mário Cassiano Dutra, um policial federal aposentado.
Na tentativa de encontrar mais informações sobre ele, para que as lembranças pudessem ser devolvidas, a equipe que estava com o material descobriu mais. Havia uma quantia expressiva de dólares esquecida no fundo da mala: US$ 10 mil no total.
Quem encontrou os objetos e o dinheiro foi a servidora Laura Trapaga, da equipe do deputado federal Daniel Trzeciak, em Pelotas. Segundo contou o parlamentar à coluna, a equipe não teve dúvidas sobre o que fazer e correu para descobrir como devolver o dinheiro ao dono.
— Esse é o grande ponto. Em tempos em que estamos tão desacreditados no ser humano, a gente mostra que ainda temos gente honesta, preocupada em devolver aquilo que não é seu — destaca o deputado do PSDB-RS.
O homem foi contatado por Trzeciak e disse que nem lembrava que tinha o dinheiro, que havia juntado para viajar. Ele relatou ter ficou incrédulo sobre o gesto de devolução da quantia, em tempos atuais.
Assim como o de outros deputados, o mandato de Trzeciak articulou doações para as vítimas da tragédia no RS. No caso desta, eram doações vindas de Santos (SP), a partir de outro colega parlamentar. Foram quatro carretas e, numa delas, estava a mala com o dinheiro.