O governo gaúcho lançará nesta quarta-feira (7) um programa que prevê a entrega de um kit especial com enxoval para as famílias que esperam a chegada de seus bebês e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Quem é mãe/pai sabe que o nascimento de um filho é um momento especial, mas que exige muito em termos de recursos para atender às necessidades do novo integrante da família.
Se olharmos a realidade de famílias que vivem na extrema pobreza, a tarefa se torna ainda mais difícil. É nesta direção que o governo pretende auxiliar.
O novo programa prevê atender gestantes inscritas no chamado Cadastro Único e que são beneficiárias do Bolsa Família. Para receber o "enxoval", será necessário que a gestante esteja com pré-natal em dia e também ter completado a 28ª semana de gravidez. As famílias terão direito a uma bolsa com peças de enxoval para o bebê, entre elas uma bolsa para maternidade, roupinhas e cobertas para o recém-nascido.
É importante dizer que a entrega será feita através dos municípios e, para isso, cada prefeito terá que buscar o governo do Estado para aderir ao programa. O detalhamento sobre como os municípios poderão fazer a adesão, além da forma de distribuição dos kits e os itens de suporte para o recém-nascido serão detalhados a partir das 14h pelo governador Eduardo Leite, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e pelo desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Alberto Delgado Neto.