O novo episódio do podcast "Descomplica, Kelly" fala sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal que prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro nesta quarta-feira (22). O esquema investigado envolve a montagem de uma espécie de "gabinete paralelo" junto ao Ministério da Educação, onde pastores cobravam propina para a liberação de recursos públicos. O esquema foi revelado em março pelo jornal Estado de São Paulo.
Na tarde desta quinta-feira, a prisão de Milton foi revogada por determinação do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nery deferiu liminar a favor do ex-ministro e também dos outros quatro presos suspeitos de desvio de verbas no MEC.
No podcast, a repórter Júlia Affonso conta sobre a apuração que levou à publicação da série de reportagens do Estadão. Entre os episódios narrados (ouça o podcast) estão um pedido de pagamento de propina em Bíblias que deveriam ser compradas de um dos pastores indicados pelo grupo — em troca da liberação de recursos públicos —, o desconto de 50% na propina (em vez de R$ 30 mil, R$ 15 mil), por conta da amizade com um dos pastores e até mesmo o pedido de pagamento em ouro.
O episódio pode ser ouvido aqui em GZH e no Spotify.