Em conversa com a coluna na manhã desta sexta-feira (14), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, relatou conversas com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, para fazê-lo candidato ao governo do Estado em 2022. Com jeito despojado e brincalhão, disse que se fosse por ele já estaria organizando a campanha de Romildo ao Piratini, por considerá-lo "o melhor quadro" que o PDT possui. Contudo, confessa estar ciente das negativas do ex-prefeito de Osório até aqui.
— Ele tem sido peremptório. Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca. Considero Romildo o melhor quadro que nós temos. Um gestor qualificado, com disposição para o diálogo, foi duas vezes prefeito de Osório. Eu disse pra ele: a torcida do Grêmio vai ficar feliz de vê-lo governador e a do Inter vai ficar feliz também porque vai se livrar de um presidente vitorioso no comando do rival — contou, aos risos, diretamente do Rio de Janeiro.
A coluna ouviu de outros pedetistas o mesmo sentimento de entusiasmo quanto à candidatura de Bolzan, que seria considerado também um bom palanque para o candidato à presidência pela legenda, Ciro Gomes. Os pedetistas, porém, tratam o assunto com cautela porque Romildo tem procurado se esquivar publicamente das discussões sobre a disputa ao Piratini, ao menos no período em que estará no comando do clube gaúcho.
— Ele me disse "enquanto eu não terminar meu compromisso com o Grêmio, não vou tratar desse assunto", mas eu estou aqui disposto a aguardá-lo. Talvez não tenhamos uma decisão este ano, mas quem sabe no ano que vem. O Romildo é o único cara capaz de unir o Rio Grande: vai unir a torcida do Grêmio e do Internacional — completou.
Para exemplificar o tempo de espera, Lupi usou como exemplo a paciência que teve para aguardar Leonel Brizola aceitar o convite para ser vice de Lula, na eleição de 2018. Na ocasião, contou, foram muitas as conversas até que o ex-governador gaúcho topasse entrar na disputa sem que estivesse no papel principal.
— O carioca sabe lidar com essas negativas e esperar o tempo certo. Não vou desistir — explicou.