Após quatro anos à frente da prefeitura de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB) voltou à cena política na semana passada. Conforme a coluna apurou, o ex-prefeito esteve no Palácio Piratini onde conversou longamente com o governador do Estado e colega de partido, Eduardo Leite. Os dois são próximos desde a ascensão de Leite à prefeitura de Pelotas, enquanto Marchezan ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Questionado pela coluna sobre o encontro, o ex-prefeito preferiu não dar detalhes sobre a reunião.
Nos bastidores, a entrada de Marchezan no governo Leite é dada como praticamente certa. As apostas apontam para a chance de ele assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, deixada por Artur Lemos que se tornou secretário-chefe da Casa Civil. A oficialização de Lemos no novo cargo ocorreu na última quarta-feira (3).
Outra possibilidade é que Marchezan ocupe uma das pastas que surgirá a partir do desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, hoje ocupada por Rodrigo Lorenzoni. A separação da estrutura em duas foi aprovada pela Assembleia Legislativa.
O governador pretende concluir as mudanças em seu secretariado — para além da Casa Civil — ainda este mês.
A coluna também questionou o governador Eduardo Leite sobre o encontro, que preferiu também não dar detalhes. Contudo, destacou a proximidade com Marchezan e fez elogios à trajetória política do ex-prefeito:
— Marchezan é, antes de tudo, um amigo. É do meu partido, ex-prefeito da capital, ex-presidente do partido e ex-deputado federal. Um agente político de grande qualidade intelectual e moral, a quem devo muito porque me deu muita força para a minha candidatura a prefeito em Pelotas em 2012 e que sempre me motivou muito na minha caminhada. É natural que eu o encontre, no mínimo para trocar ideias e – se ele desejar, claro – discutir a participação dele no projeto que estamos executando no Estado.
Descanso em família
Nas redes sociais, quem acompanha a rotina de Marchezan e a família percebeu que o mês de janeiro havia sido reservado para descanso e brincadeiras com os filhos e a esposa Tainá Vidal.