Um dos parlamentares gaúchos mais próximos da família Bolsonaro, o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) esteve nesta sexta-feira (5) no gabinete do presidente da República, em Brasília. Ao lado de Eduardo Bolsonaro, conversou com Jair Bolsonaro sobre os decretos que deverão ser apresentados na próxima semana e que preveem a facilitação para obtenção de armas no Brasil.
Nesta quinta-feira (4), o presidente adiantou que pretende editar na próxima semana mais três decretos sobre armas, entretanto não deu detalhes sobre o conteúdo.
Facilitar o acesso a armas pelos cidadãos é uma das bandeiras do mandato de Irigaray na Assembleia Legislativa.
— Tenho me colocado para auxiliar à Presidência na confecção dos novos decretos ligados à pauta armamentista e que serão publicados nos próximos dias. Os decretos irão ajudar muito as polícias de todo o Brasil, Forças Armadas e, também, o cidadão de bem que deseja defender sua propriedade e sua família — contou Irigaray à coluna.
Segundo ele, o clima foi de descontração. Todos se divertiram ao lembrar da corrida realizada pelo presidente ao participar da inauguração de Centro de Atletismo em Cascavel, no Paraná. A imagem gerou uma série de memes espalhados pelas redes sociais. O próprio presidente comentou com os presentes que a corrida demonstrava o seu "histórico de atleta".
No almoço desta sexta-feira, também esteve presente, além de Eduardo Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Gaúcho, Ernesto puxou a conversa sobre os vinhos e espumantes produzidos no Rio Grande do Sul. Houve elogio aos rótulos fabricados no Estado.
Na refeição, porém, não houve bebida alcoólica. Apenas suco de laranja e água. No cardápio: vitela, frango, arroz e batatas.
Apoio à pauta armamentista
Conforme já noticiado pela coluna, Ruy Irigaray e Eduardo Bolsonaro já estiveram juntos no Rio Grande do Sul fortalecendo o contato com a indústria armamentista. Em uma das agendas, em julho do ano passado, Eduardo esteve com representantes da empresa de armas Springfield Armory EUA, que está investindo no Rio Grande do Sul. Também na agenda um encontro com Gal Lazar, empresário à frente da AEL Sistemas.
Conforme a descrição da própria empresa, a AEL atua no desenvolvimento, fabricação e manutenção de sistemas eletrônicos espaciais e de defesa militar. A empresa faz parte do grupo Elbit Systems, líder mundial no mercado aviônico de defesa.