O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni , afirmou nesta quinta-feira (30) à Rádio Gaúcha que a segunda parcela do auxílio emergencial instituído pelo governo em meio à pandemia do novo coronavírus começará a ser paga na próxima semana. A expectativa é que o calendário seja informado pelas equipes do ministério e da Caixa Econômica Federal em coletiva na próxima segunda-feira. Quanto à data do início do pagamento, o ministro projeta entre os dias 5 e dia 8 de maio.
É importante ressaltar aqui, segundo o ministro, que aqueles que já tiveram o benefício pago terão, claro, mais agilidade em relação ao segundo depósito. Isso não significa, no entanto, que quem ainda não teve o auxílio aprovado (está em análise) não vá receber. Assim que tiver o cadastro aprovado, a pessoa terá direito a receber as três parcelas. Portanto, pode ficar tranquilo quanto a isto.
Até aqui, o aplicativo da Caixa já processou informações de 96 milhões de CPFs — entre estes, há inconsistência ou erro de dados informados em ao menos 13 milhões. Essas pessoas receberão um aviso pelo aplicativo e precisarão corrigir os dados. Ainda conforme o ministro, o principal ponto que gera inconsistência é a duplicidade dos dados na composição das famílias (a esposa e o marido se colocarem como chefes da família, ao mesmo tempo, por exemplo).
Outra informação relevante: todos os dados de quem se inscreveu entre 7 e 22 de abril terminaram de ser analisados ontem pelas equipes do governo. Isso significa que aquelas pessoas que ainda estão “em análise” terão a benefício liberado - caso não haja inconsistência, claro - nos próximos dias.