Na semana em que os deputados aprovaram o robusto pacote que envolve o funcionalismo público, José Inácio Brizola da Silveira acompanhou a mãe em todas as sessões da convocação extraordinária na Assembleia Legislativa. Aos 10 anos, o pequeno poderia aproveitar as férias escolares. No entanto, fez questão de estar ao lado da deputada Juliana Brizola mostrando que a política, de fato, está no sangue. Ele é filho de Juliana, deputada estadual pelo PDT, que é neta de Leonel Brizola, ex-governador do Estado e do Rio de Janeiro, e sobrinha-neta do ex-presidente João Goulart.
Durante as sessões na Assembleia, José Inácio fez questão de ficar ao lado da mãe e não escondeu o gosto pela rotina política. Em determinado momento, contou Juliana Brizola à coluna, ela havia ido ao banheiro e estava no Salão Júlio de Castilhos, quando o filho avisou que uma das bancadas havia requisitado verificação de quórum — que é quando um partido pede que sejam verificadas as presenças, muitas vezes no sentido de derrubar a sessão por ausências no plenário.
Na escola, José Inácio também aproveita dos conhecimentos adquiridos a partir do trabalho da mãe. Certa vez, a professora perguntou sobre as atividades políticas no país e os colegas não sabiam a resposta certa. Para a mãe, contou surpreso:
— Mãe, eles não sabiam o que era um senador! — narrou.
A mãe é só orgulho.