O empresário e dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, um dos apoiadores mais expressivos do presidente Jair Bolsonaro, estará na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (18). Ele virá para receber a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho: a Medalha do Mérito Farroupilha. A concessão da medalha foi aprovada pela Mesa Diretora, a partir da proposta feita pelo deputado estadual Sérgio Turra (PP-RS).
A coluna conversou com o deputado sobre as razões que o levaram a indicar Hang como agraciado. Segundo ele, a intenção é homenagear um empresário que está promovendo investimentos no Rio Grande do Sul, que geram emprego e renda para os gaúchos. Ele ressalta que a medalha deve ser entregue a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Estado nas áreas econômica, social e cultural.
— Ele é um empresário que está investindo no Estado do Rio Grande do Sul. Está arriscando em um momento de crise, em um Estado que tem uma carga tributaria altíssima, ele está vindo aqui, acreditando no Rio Grande do Sul, gerando empregos e não são poucos. Ele informou que pretende instalar 50 mega lojas da Havan nos próximos anos. Está investindo em hidrelétricas, mais de R$ 2,5 bilhões que ele deverá aportar, gerando empregos e oportunidades. Isso faz gerar renda, a economia gira. É um empreendedor que nesse momento de crise está acreditando no Estado, que sirva de modelo para tantos outros — ressaltou.
Havan no RS
Em março, em entrevista à Rádio Gaúcha, Luciano Hang confirmou a disposição de celebrar, até o final deste ano, dez novas megalojas no Rio Grande do Sul. Ele afirmou que a chegada da marca no Estado foi atrasada por conta da postura "anti-investimentos" de governos de "esquerda". O empresário diz que o "casamento" com o Estado só pode ser de fato, concretizado, a partir do governo de José Ivo Sartori (MDB).
— O Rio Grande do Sul foi vítima da esquerda durante muitos anos. A esquerda expulsou os investidores do Estado do Rio Grande do Sul. A crise que está instaurada hoje nada mais é do que a adoção de políticas erradas durante muito tempo. A primeira filial da Havan era para ter sido no Rio Grande do Sul — provocou.