O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O proprietário das lojas Havan, Luciano Hang, será homenageado na próxima segunda-feira (18) pela Assembleia Legislativa. Na ocasião, o empresário receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima do Legislativo gaúcho. A concessão da medalha foi proposta pelo líder da bancada do PP, Sérgio Turra.
Na justificativa da homenagem, Turra destaca que Hang contribui com o Estado ao investir na abertura de lojas em municípios gaúchos. Quatro unidades da Havan já começaram a operar no Rio Grande do Sul e, ao todo, a empresa projeta abrir 50 lojas em solo gaúcho, o que equivale a um investimento próximo de R$ 2 bilhões.
—É alguém que arrisca, que empreende, que acredita no Rio Grande do Sul. E é um empresário que tem posição política, o que é raro — disse Turra à coluna.
Hang também investe na construção de quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio Grande do Sul. Nesses projetos, o investimento será de R$ 400 milhões.
No último sábado (9), durante a inauguração de um empreendimento em Santa Maria, Hang teceu uma série de críticas às universidades públicas brasileiras. O empresário afirmou que as instituições federais de Ensino Superior formam "zumbis", "idiotas" e "comunistas".
— As pessoas que iam para as universidades federais, lamentavelmente, eram, e são ainda, doutrinadas para serem zumbis, para trabalhar dentro do governo, para atrapalhar a iniciativa privada. Para ser contra o empreendedor, para ser contra quem gera emprego neste país — disse Hang.
As declarações geraram reação na comunidade acadêmica. Na segunda-feira (11), o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, divulgou comunicado em que critica “ lideranças que não estão medindo as consequências das suas atitudes beligerantes e de confronto.”
“Nos cabe, ainda que indignados, tristes, chateados e revoltados, manter o equilíbrio e a racionalidade tanto quanto possível. Todos nós sabemos da importância e do papel estratégico social, econômico e político das universidades”, escreveu Burmann.
A distinção ao dono da Havan foi aprovada em agosto pela Assembleia, e a cerimônia de entrega será realizada às 15 horas de segunda-feira, no Salão Júlio de Castilhos.