Na data em que o mundo celebra o Orgulho LGBT, uma universidade gaúcha também decidiu expor uma atividade inédita que envolve a oferta de cursos e especializações. A Universidade La Salle agora possui um curso até então inédito no Rio Grande do Sul que busca preparar pessoas e instituições para ações de inclusão e diversidade. O foco é capacitar profissionais de RH, gestores e formados em outras áreas para trabalharem com a diversidade amparadas em aprendizados teóricos e práticos.
— Diferentes indicadores sociais brasileiros demonstram que vivemos numa sociedade atravessada por movimentos discriminatórios, o que consolida um cenário de desigualdades, no qual as oportunidades de trabalho têm ocupadas de forma distinta pelos diferentes grupos populacionais — avalia o professor Cássio Cassel, coordenador do MBA em Diversidade e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas da Universidade La Salle.
À coluna, a instituição dividiu a percepção de que atualmente que muitas organizações querem promover inclusão mas não tem embasamento ou conhecimento técnico para isso. Para o professor, em um cenário competitivo como o atual, investir em diversidade é investir na própria organização.
— Há estudos e resultados organizacionais que comprovam que empresas inclusivas, que debatem as problemáticas sociais e promovem a integração e atuação dos diferentes grupos populacionais são mais criativas, têm equipes mais motivadas, comunicam-se melhor com seus públicos internos e externos e, desta maneira, diferenciam-se no mercado — argumenta.
Bolsas de estudos
Outra novidade é a oferta de bolsas de estudos integrais para candidatos de baixa renda. O edital será divulgado em breve. Outras duas bolsas integrais serão destinadas a integrantes do Pride Connection, rede de empresas que busca promover espaços de trabalho mais inclusivos, diversos e seguros para LGBT+.
A Universidade La Salle integra o Pride Connection desde abril.