A discussão sobre a possibilidade de retomada de venda de bebidas alcoólicas em estádios do Rio Grande do Sul voltará ao radar da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14). A frente da subcomissão criada para tratar sobre o tema, o deputado estadual tenente-coronel Zucco (PSL) organizou um seminário que terá início às 19h, na sede do Parlamento gaúcho. Entre os convidados estão: Mauro Cezar Pereira, jornalista da ESPN; o psiquiatra e pesquisador Flavio Pechansky; o professor da Fundação Getúlio Vargas, Pedro Tregrouse e o jornalista e colunista de GaúchaZH, Diogo Olivier. Grêmio e Inter serão ouvidos posteriormente em audiência pública.
À coluna, Zucco informou a intenção é promover o debate com diferentes visões sobre o tema, já que ele pretende trabalhar na construção de um projeto de lei que deverá ser entregue à Assembleia no início do mês de julho.
Além do seminário, haverá a realização de três audiências públicas, conforme o deputado. Duas serão em Porto Alegre. Uma delas com a presença dos clubes de futebol. A outra, focada em ouvir órgãos da Segurança Pública. Uma terceira audiência pública será realizada em Santa Maria, para ouvir também representantes de clubes do interior do Estado.
Em manifestações recentes, os presidentes da dupla Gre-Nal já se declararam favoráveis à retomada da venda de bebidas. No Grêmio, o presidente Romildo Bolzan disse ser favorável à liberação. Do lado do Inter, o presidente Marcelo Medeiros também, mas com a ressalva de que seria recomendável realizar a venda somente até o intervalo das partidas.
Em abril, a coluna do jornalista Eduardo Gabardo procurou um especialista na operação de estádios para entender o que representaria a volta das bebidas alcoólicas. Os dados apontam que a receita poderia subir entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões por ano. Neste momento, Inter e Grêmio não têm direito aos valores comercializados nos bares dos estádios, já que a quantia fica com quem faz a administração deste tipo de serviço.