O gabinete do deputado estadual Ruy Irigaray (PSL) já recebeu a sinalização positiva: Eduardo Bolsonaro virá a Porto Alegre no próximo dia 11 de abril para ser homenageado na Assembleia Legislativa. O filho do presidente, que é deputado federal pelo Rio de Janeiro, receberá a medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria entregue pelo Legislativo gaúcho. A distinção tem o objetivo de homenagear personalidades que contribuem de alguma maneira para o desenvolvimento do Estado.
À coluna, a equipe do gabinete de Ruy Iragaray informou que os convites para a cerimônia que homenageará o filho de Bolsonaro já começaram a ser emitidos, a partir da confirmação da presença do deputado federal na data prevista. Irigaray sustenta que “as pautas do deputado Eduardo Bolsonaro convergem com os interesses do país e do Rio Grande".
Recurso negado
A homenagem a Eduardo Bolsonaro foi chancelada pela Mesa Diretora, em que pese um recurso tenha sido apresentado pela deputada Luciana Genro (PSOL). A parlamentar sugeria que a concessão da medalha fosse revista ou submetida ao plenário da Casa, porque, em sua avaliação, trata-se de um político que tem "verdadeiro desprezo pela democracia".
Na data em que a homenagem foi proposta, ela acabou sendo aprovada por 4 votos a 2 na Mesa Direota. Ernani Polo (PP) , Zilá Breitenbach (PSDB), Vilmar Zanchin (MDB) e Sergio Peres (PRB) foram favoráveis. Já os segundo e terceiro secretários, deputados Luiz Marenco (PDT) e Edegar Pretto (PT), votaram contra. Como não houve empate, o presidente da Casa Luís Augusto Lara (PTB) não votou.