Há somente um deputado gaúcho entre os agraciados pelo presidente Jair Bolsonaro com a Ordem de Rio Branco, honraria que tem como objetivo "estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção". Trata-se do jovem Marcel Van Hattem, líder do partido Novo, e que ocupa pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados. O parlamentar foi o mais votado em outubro no Estado, com 349 mil votos, e tem se destacado como importante nome no Congresso em defesa da Reforma da Previdência. A cerimônia de entrega será realizada nesta sexta-feira (3), em Brasília.
— Fico muito honrado de ser lembrado pelo presidente Bolsonaro para receber a prestigiada Ordem de Rio Branco. Minha atuação na política é para fazer o Brasil um país cada vez melhor para os brasileiros e mais respeitado no cenário internacional — destacou Marcel.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), também está na lista dos condecorados, no entanto c explicou à coluna nesta sexta-feira (3) que em função da agenda de compromissos no Rio Grande do Sul não poderá estar presente no evento.
A lista de políticos e autoridades condecoradas é extensa e traz, entre outros nomes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do filósofo Olavo de Carvalho, considerado uma espécie de "guru ideológico" do presidente. Ainda entre os parlamentares agraciados estão outros nomes próximos ao presidente, como a líder do governo, deputada Joice Hasselman (PSL-SP), e o filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A relação de nomes foi publicada no Diário Oficial da União.