Em campos opostos na Câmara dos Deputados em 2019, os deputados federais eleitos Túlio Gadelha (PDT) e Alexandre Frota (PSL) decidiram fazer as pazes ao se encontrarem no café da manhã no hotel em que estavam hospedados nesta quinta-feira (31). Eles tomarão posse nesta sexta-feira, em Brasília.
Túlio contou aos seguidores, em sua página, que foi surpreendido pelo pedido de desculpas do colega, apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro.
"Faltando 1 dia para iniciar os trabalhos na Câmara, no café da manhã do hotel, olha quem veio sentar ao meu lado para dialogar, mesmo que por poucos minutos. Fui surpreendido por um pedido de desculpas de Frota. Estamos em campos opostos mas não precisamos conviver com o ódio", disse.
Túlio já havia protagonizado embates com Frota e chegou a acionar o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) contra ele, em dezembro. Nas duas ações protocoladas no dia 27 de dezembro de 2018, Frota foi acusado do crime de xenofobia por conta de comentários ofensivos ao Estado de Pernambuco.
Diálogo com a oposição
Recentemente, Túlio já havia sido criticado nas redes sociais por conta de uma foto ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Na ocasião, ele também defendeu o diálogo com parlamentares que ocupam diferentes espaços, mesmo os de oposição.
- O caminho do sectarismo não pode ser uma alternativa para a gente neste momento - afirmou Túlio sobre o episódio, em entrevista ao programa Timeline nesta quarta-feira (30).