Prestes a assumir o mandato de deputado federal, na próxima sexta-feira (1º), o pernambucano Túlio Gadêlha (PDT) conversou com o programa Timeline nesta quarta-feira (30). Bem humorado, Túlio comentou as polêmicas recentes nas redes sociais com comentários envolvendo artistas como a cantora Maria Gadú e o ator Dado Dolabella.
A polêmica se deu em uma foto de Túlio com a namorada Fátima Bernardes, apresentadora do programa Encontro . Na legenda, ele escreveu a seguinte frase: "Namorada boa é aquela que tá contigo até na hora de ordenhar a vaquinha". A cantora Maria Gadú não gostou dos termos utilizados — entendeu que havia machismo e incitação aos maus-tratos contra animais. No embalo da crítica, o ator Dado Dolabella, que é vegano, se manifestou: "Deixem os animais em paz!", escreveu.
— Dado Dolabella dando lição de moral? Nada contra o próprio Dado mas aquele comentário (legenda postada por Túlio na foto) não tem nada ofensivo aos direitos dos animais. E dizer que eu sou machista porque eu fui ordenhar uma vaca? Não faz sentido isso. Acho que parte da nossa esquerda se perde um pouco nesses comentários. Falta talvez profundidade e maturidade — afirmou nesta quarta-feira ao Timeline.
Ainda sobre o assunto, Túlio lembrou que Gadu se desculpou nas redes sociais e chegou a dizer que o comentário não passava de uma brincadeira. O futuro deputado disse não ter se sentido afetado pelo teor das mensagens:
— Não é isso que me afeta. O que eu acho preocupante é o sectarismo. É se distanciar da opinião pública, das pessoas comuns. Me diga quantas pessoas, na rua, achariam machistas ordenhar uma vaca? A gente termina se isolando, sendo rotulado como malucos. Eu acho que a gente precisa se abrir ao diálogo, especialmente nesse momento que vive o país — avaliou.
Comentário da cantora Maria Gadú
O comportamento de Maria Gadú e Dado Dolabella causou estranhamento — poucas pessoas entenderam a razão para que saíssem criticando o casal. "Comentários nada a ver. Poupem as pessoas dessa intromissão sem noção", escreveu uma mulher. "Caí da cadeira de tanto rir! Quanta patrulha, meu deus", debochou outra.
"Dois casos graves de machismo. Namorada boa é namorada que não se condiciona a especifismo algum. Não existe 'namorada boa é a que... bla bla bla'", escreveu Maria Gadú na publicação, gerando um debate. "Vaca é feminino e mexer nas tetas também te coloca numa situação delicada. Sem contar as condições absurdas e cruéis. Vamos indo juntos até onde?", questionou a cantora.
Após a repercussão do comentário da cantora, a apresentadora Fátima Bernardes publicou uma foto, na segunda-feira seguinte, com uma legenda que foi encarada como indireta pelos usuários nas redes sociais. Fátima postou uma imagem sorrindo ao lado de Túlio com a legenda: "Namorado bom é aquele que ri com você porque concorda que a gente só leva da vida os momentos felizes que vivemos. Salve o respeito e a leveza da alma nas redes e fora delas".