Prestes a encerrar seu mandato à frente do Estado, o governador José Ivo Sartori já tem planos para o que pretende fazer assim que deixar o Palácio Piratini. E a ordem vem da primeira-dama, Maria Helena: descansar. "Foram quatro anos praticamente sem férias", justifica a primeira-dama à coluna e à repórter Débora Cademartori, em almoço de final de ano com jornalistas no Galpão Crioulo do Palácio.
Maria Helena lembrou que ela conseguiu tirar mais dias seguidos de descanso, mas o marido, mesmo nas oportunidades que se dirigia ao Litoral gaúcho — Sartori por vezes foi com a família para Torres — retornava para a Capital para trabalhar. "Nunca desligou", lembra.
Em abril deste ano, o governador e a família viajaram em férias de dez dias aos Estados Unidos.
A primeira-dama disse que, juntos, os dois planejam fazer uma viagem em um cruzeiro, mas sem destino ainda definido. Antes, porém, pretendem passar uma temporada no litoral, de preferência ao lado dos filhos. Casados há mais de 40 anos, Sartori e Maria Helena são pais de Marcos, que é jornalista, e Carolina, publicitária.
Depois, aí sim, a ideia é fazer uma viagem a dois.
O governador encerra seu mandato à frente do Estado no próximo dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, participa da cerimônia de posse do futuro governador, Eduardo Leite (PSDB). A previsão é que a cerimônia ocorra à tarde. Ontem o partido do governador (MDB) decidiu pela adesão ao governo de Leite, que foi seu adversário nas urnas em outubro.